A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizará, entre os dias 12 a 29 de julho, a 4ª Escola de Inverno de Tecnologias Avançadas de Microssistemas para Aplicações de Sensores. Oferecido a cada dois anos, o curso objetiva formar recursos humanos na área de microeletrônica. Serão disponibilizadas 30 vagas, destinadas a estudantes dos semestres finais de cursos de graduação ou ingressantes de pós-graduação nas áreas de Engenharia Elétrica, Física, Tecnologia da Informação, Ciência da Computação e Pesquisa Aplicada de Materiais. A Escola conta com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Micro e Nanoeletrônicos (INCT Namitec) e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD - Deutscher Akademischer Austausch Dienst).

O curso oferecerá palestras distribuídas em módulos que contemplarão temas como Micro e Nanoprocessamento, Tecnologias de Sensores e Design de Circuitos Analógicos e Digitais. Além disso, serão discutidas aplicações para nanoeletrônica e nanosensores. A expectativa é de que estas temáticas, abordadas em conjunto, apresentem uma visão detalhada e atual das Tecnologias Avançadas de Microssistemas para Aplicações de Sensores.

Neste ano, a escola contará com a participação dos professores doutores Ulrich Hilleringmann, da Universidade de Paderborn, Reinhart Job, da Universidade de Ciências Aplicadas de Muenster e Ulf Witkowski, da Universidade de Ciências Aplicadas da Vestáfia do Sul, todas universidades alemãs. O DAAD fornecerá o material didático que será distribuído aos participantes da Escola e financiará a vinda dos professores alemães.

“Além de ser fundamental para a formação de recursos humanos na área de microeletrônica, a escola tem se mostrado um importante incetivador da internacionalização das universidades brasileiras,” salienta o professor da UFRGS Gilson Wirth, membro do Namitec e responsável pela organização da escola de Inverno. Como exemplo, Wirth cita o pós-graduando Fábio Vidor, que desde a primeira edição da Escola, realizada em 2009, tem colaborado intensamente com o professor Ulrich Hilleringmann e, atualmente, faz o doutorado integral na Universidade de Paderborn.

O prazo para as inscrições na 4ª Escola de Inverno de Tecnologias Avançadas de Microssistemas para Aplicações de Sensores termina em 14 de maio. Para se candidatar, os alunos devem enviar uma carta de motivação, juntamente com seu curriculum vitae para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Os aprovados serão informados até o dia 31 de maio.

Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – CTI
Rod. D. Pedro I (SP-65) Km 143, 6, Amarais | CEP. 13069-901 | Campinas – SP | (19) 3746-6188
Financiado com recursos CNPq Proc 573738/2008-4 e FAPESP proc 08/57862-6

 

CAPES CNPq Fapesp INCT CTI Renato Archer MCTI  marcadogovernofederal-2015